A nova lei de manutenção do ar-condicionado e o que isso significa...

A nova lei de manutenção do ar-condicionado e o que isso significa tanto para o mercado como para a vida das pessoas!

O incêndio que devastou a comunidade do Flamengo mostra que manutenção de ar-condicionado é algo que precisa ser levado a sério

A última semana foi marcada por uma tragédia: o incêndio no CT Ninho do Urubu, do Flamengo. O acidente trouxe a tona mais uma vez a importância da manutenção do ar condicionado, pois uma das possibilidades para a causa do incêndio no alojamento é um curto circuito no aparelho.

Mas, o que precisa ficar claro é que o ar condicionado em si não é o “vilão” desse e de qualquer outro incêndio que nos aterroriza e choca. A questão é a falta de conscientização das pessoas para a manutenção de um aparelho que, como os outros, é frágil e precisa de atenção.

É por isso que no dia 5 de janeiro se tornou lei que todos os edifícios, públicos ou privados, serão obrigados a fazer a manutenção de seus sistemas de ar condicionado. A Lei 13.589/2018 – PMOC (Plano de Operação, Manutenção e Controle), que estava perto de ser sancionada no ano passado, foi finalmente publicada no começo deste ano no Diário Oficial da União.

Com isso, os edifícios serão obrigados a fazer a manutenção dos sistemas de climatização a partir do PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle), a fim de prevenir ou minimizar riscos à saúde de quem usa o ar-condicionado. O plano deve obedecer aos parâmetros regulamentados pela Resolução 9/2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e posteriores alterações, assim como às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Esperamos que, com isso, o mercado entenda que não é simplesmente comprar um aparelho com certificado de qualidade. Sua manutenção é tão necessária, e agora obrigatória, para garantir segurança e conforto que o aparelho pode oferecer.  

A Abrava, associação parceira do evento, criou um canal de comunicação com perguntas e respostas para tirar dúvidas sobre a PMOC. Clique aqui para ficar por dentro da nova lei.

Se você quer continuar acompanhando as principais notícias do mercado então precisa assinar a newsletter da Febrava.

Clique aqui e assine agora!

*Esse texto foi construído com informações retiradas do site Web Ar-Condicionado!

Conteúdo Proprietário – Reed Exhibitions Alcantara Machado
Produção: Helena Paes Alfarelos

Facebook Comments

Deixar uma resposta