Afinal, o que significa pressão?

Afinal, o que significa pressão?

Pressão é simplesmente a força aplicada perpendicular à superfície de um objeto por unidade de área sobre a qual a força é distribuída. No entanto, existem muitas maneiras de referenciar e identificar a pressão, que é largamente dependente da aplicação. Em muitas, há um equívoco comum de que todas as medições devem ser absolutas. Abaixo estão alguns dos tipos mais comumente referenciados de pressão.

Pressão manométrica (psig) faz referência a atmosfera ao redor do sensor ou pressão do ar ambiente. Simplificando, é a pressão absoluta menos a pressão atmosférica. O elemento de detecção tem uma deflexão devido a uma mudança de pressão e, portanto, um ponto de referência é necessário para identificar exatamente a pressão que está sendo medida. Usar a psig garante que, em qualquer local do mundo, o sensor sempre fará referência a localização em que está instalado.

Pressão Absoluta (psia) é a medida de pressão do zero absoluto, então quando o ponto de pressão é exposto à atmosfera, o sensor indicará a pressão atmosférica (cerca de 14,7 psia). Ela usa um vácuo completo como referência.

Pressão selada (psi) é utilizada para indicar a pressão atmosférica predominante, que é hermeticamente selada na câmara dentro do sensor. Não é necessária ventilação já que o ponto de referência é pré-determinado. Quando a porta de pressão é exposta à atmosfera ambiente o sensor indicará 0 psi, quando a atmosfera do ambiente é idêntica à atmosfera selada. Um sensor de pressão selada também pode ser usado para fornecer contenção adicional para segurança de alta pressão.

Pressão diferencial indica simplesmente a diferença de pressão entre duas medições. Um sensor de pressão diferencial é usado para identificar a diferença entre dois portos de entrada de pressão separado. Por exemplo, a pressão diferencial é usada para monitorar a queda de pressão (ou perda) de uma área de um objeto para o outro, como as pressões do lado de fora e dentro de um cano, níveis dentro de um vaso de pressão, ou mesmo entre dois pontos em qualquer caminho de fluxo.

Unidades de pressão

psi (libras por polegada quadrada): a unidade de medida para uma libra de força aplicada a uma polegada quadrada de área, sendo psi é a unidade de pressão imperial e E.U. sistemas americanos tradicionais e não faz parte do sistema internacional de unidades (SI).

bar: uma barra é igual à pressão atmosférica ao nível do mar, da terra, que é exatamente igual a 100.000 PA. O bar é uma unidade métrica de pressão, mas não faz parte do sistema internacional de unidades (SI).

Pa (Pascal): um Pascal é a unidade derivada do sistema internacional de unidades (SI) de pressão e definido como um newton por metro quadrado.

In.Hg (polegadas de mercúrio): .Hg é definida como a pressão exercida na base de uma coluna de mercúrio e não é parte do sistema internacional de unidades (SI). São normalmente utilizados na pressão barométrica.

torr: unidade de pressão com base em uma escala absoluta, definida exatamente como 1/760 de uma atmosfera padrão. Historicamente, um torr foi destinado a ser o mesmo que um “milímetro de mercúrio” e não é parte do sistema internacional de unidades (SI).

in.H2O (polegadas da água): pressão exercida na base da coluna de água e não faz parte do sistema internacional de unidades (SI). Normalmente é usada para a medição de pressão diferencial ou em aplicações de baixa pressão de água.

Facebook Comments

Deixar uma resposta