Plataformas de agendamento online auxiliam empreiteiros AVAC-R a personalizar o atendimento ao...

Plataformas de agendamento online auxiliam empreiteiros AVAC-R a personalizar o atendimento ao cliente

O mundo está cada vez mais conectado. As pessoas fazem compra do essencial ao totalmente dispensável pela internet. Em alguns restaurantes, os clientes podem fazer uma encomenda pelo app preferido e ir buscar o almoço “o mais rapidamente possível” ou “em uma hora programada” e até mesmo recebe-lo em casa. Cada vez mais, os prestadores de serviços estão oferecendo aos clientes a opção de agendamento on-line. E o segmento de climatização não é exceção.

Há algum tempo, temos visto uma demanda crescente para integrar dispositivos conectados para operações de serviço de campo“, revela um especialista de produto sênior de uma fornecedora de software para soluções empresariais. Em um estudo recente, ele constatou que 30% das empresas disseram que já estavam usando o IoT para serviços de campo em certa medida, enquanto outras estavam aproveitando para acionar automaticamente ordens de serviço ou despachos técnicos.

Muitos empreiteiros do segmento de climatização já usam plataformas de programação internamente para os técnicos, bem como oferecendo um calendário de agendamento para os clientes que visitam o site. “Aquela coisa toda on-line, que é onde eles vão“, diz um executivo norte-americano. “Isso está crescendo. Não tão rápido em nossa área, mas está crescendo, e é preciso amarrar isso tudo onde os clientes podem escolher os serviços e quando querem que sejam executados“, finaliza.

Para aqueles que pretendem mudar para uma nova plataforma de serviço ou estão se aventurando pela primeira vez nesse universo, é importante certificar-se de fornecer o nível certo de adequação. “É sobre ter certeza de que ele se encaixa ao seu modelo de negócio. Não faça algo só porque quer se gabar de ter o melhor sistema on-line. Se não precisa de funcionalidades w, y e z e todos os aspectos disponíveis para implementação, porque ir para uma plataforma que tem tudo isso, se poderia usar uma mais econômica?“, indaga outro profissional de software.

O endpoint da plataforma, ou seja, o endereço (URL) onde seu serviço pode ser acessado, é o que interessa ao cliente, todo o resto e mecânica existente por trás disso para eles é irrelevante. Então pense grande nessa parte, disponibilize uma gama de opções, como calendários que possibilitem marcar o dia e horário, dentro de janelas de tempo disponíveis em blocos do tipo “início da manhã”, “meio da manhã”, “início da tarde” e por aí vai.

Mesmo que o sistema necessite de uma confirmação posterior por meio da empresa, ele já evita o temido “aguarde na linha” que tira muita gente do sério. Mas e se existisse a opção de fazer uma reserva em tempo real? Seria um plus ao que já parece bom demais. E existe. Empresas já vem se especializando em ser fornecedoras desse tipo de serviço, com a utilização de um software que permite um cliente ver os horários disponíveis, marcar uma visita técnica e receber e-mails de follow-up — tudo automatizado.

A maioria dos empreiteiros de climatização não usam softwares tão sofisticados ainda, mas técnicos do segmento acreditam que esse dia está chegando rapidamente. “Analisando profundamente, um software desse tipo ou mesmo uma empresa terceirizada pode ser encarado como o funcionário mais barato que você empregará. E funciona 24h por dia para fazer exatamente o que quiser com eles – desde processar um pedido, encaminhas ordens de serviços para pessoas e setores determinados, se integrar com outros programas, criar e monitorar requisições -, com a vantagem de nunca pedir um aumento ou mesmo seguro de saúde”, brinca o CEO de um provedora desse tipo de serviço.

Do lado do consumidor, as coisas já são tendência nessa direção. No campo da saúde, por exemplo, um estudo realizado por uma empresa global de consultoria de gestão prevê que no final de 2019 quase 66% dos centros de saúde nos Estados Unidos irá oferecer agendamento de consulta on-line. E isso irá transitar com força total para a indústria AVAC-R.

Porém, como com qualquer outro novo serviço, apenas o agendamento on-line não vai ajudar seus negócios a não ser que os clientes saibam que eles têm essa opção. Para obter o retorno, você tem de comercializar o serviço em primeiro lugar.

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