Tecnologia LED ajuda na desinfecção de ambientes

Tecnologia LED ajuda na desinfecção de ambientes

Bad Zimmer einer Station im Krankenhaus leer mit Toilette und Dusche

Métodos de desinfecção ambientais atuais são aplicados em momentos distintos no tempo e os resultados alcançados são sempre de uma “sala limpa” de curta duração, até que as bactérias nocivas populem novamente o espaço em questão de segundos. Mas parece que a tecnologia LED agora é capaz também de auxiliar de maneira ativa e satisfatória neste campo. Pelo menos é o que vem mostrando o Indigo-Clean™.

Fabricado pela Kenall, o produto oferece uma solução que continuamente desinfeta o ambiente, quebrando a cadeia de contágio com tecnologia de esterilização ambiental sucessiva, com um LED capaz de automática e continuamente matar bactérias nocivas no ar e sobre superfícies duras e macias.

De fácil instalação, a luminária faz parte da expansão de produtos com a tecnologia de diodos transmissores na iluminação que a empresa traz para áreas críticas da saúde. A nova série MDLIC6 Downlight apresenta engenharia de ponta comprovada em matar 70% de agentes nocivos em 24h (relatório do Laboratório SGS # – 09S17053798), tornando-a ideal para banheiros de hospitais e, por que não, residenciais, além de outras áreas.

Ao contrário da tecnologia UV, essas luminárias são parte de um portfólio abrangente de produtos de iluminação LED desenvolvido exclusivamente pela Kenall e que utilizam esta nova tecnologia, combinando a luz branca ambiente com 405nm seguros de um feixe azul índigo com capacidade para aniquilar bactérias até mesmo da MRSA (staphylococcus aureus resistente à meticilina) e a C.diff (responsável por problemas graves intestinais).

Além da instalação, seu funcionamento também é descomplicado. Os 450nm emitidos pelo Indigo-Clean™ refletem nas paredes e superfícies, penetrando na estrutura dos microrganismos nocivos, tendo como alvo as moléculas chamadas de porfirinas que existem nas bactérias. A luz é absorvida e as moléculas animadas produzem espécies reativas de oxigênio (ROS) dentro da célula, criando uma reação química semelhante aos efeitos do descorante.

Ensaios clínicos têm mostrado que a eficácia do Indigo-Clean™ é real e sua aplicação já vem sendo avaliada por diversas instituições nos Estados Unidos, incluindo o Froedtert & Hospital Medical College, em Milwaukee, Wisconsin.

O estudo inicial no Hospital envolveu uma área de espera de 34’×10′ na clínica de diagnóstico de Gastroenterologia, usando apenas dois dispositivos elétricos da Kenall: um conjugado com o branco ambiente e outro somente com o índigo. Isto permitiu a equipe avaliar o nível de desinfecção em vários momentos do dia, com mais de 1.000 amostras coletadas e analisadas durante um período de quatro semanas. Os resultados deste estudo foram consistentes com os da Universidade de Strathclyde, realizado na Glasgow Royal Infirmary (Glasgow, Escócia), obtendo resultados indiscutivelmente satisfatórios.

Parcerias clínicas adicionais com outros hospitais criados por intermédio do programa de parceiros da Kenall estão em processo.

Facebook Comments