Tecnologia para criar uma equipe inteligente

0
16

Conheça quatro oportunidades para hotéis e restaurantes se beneficiarem da tecnologia e conseguirem montar um time mais engajado, produtivo e eficaz

Tempo é dinheiro e o mercado de hospitalidade sabe disso. Atualmente, as empresas estão apostando em ganhar eficiência e melhorar a experiência do cliente por meio de soluções de gerenciamento de sua equipe. A alta taxa de rotatividade anual no setor (acima de 70%) contribui para uma combinação perfeita no desgaste de equipes para muitas marcas.

Para ajudar a virar o jogo, empresas de hospitalidade estão investindo em diversas soluções de gestão de mão de obra. Conheça quatro oportunidades para hotéis e restaurantes se beneficiarem da tecnologia e formarem um time mais engajado, produtivo e eficaz.

  1. Dinamizar o processo de integração

Redes de hotelaria estão simplificando a gestão de suas equipes, incluindo a integração de novos colaboradores. Apps como o Dayforce, da Ceridian (www.ceridian.com), facilitam esse processo. O programa é baseado em nuvem e inclui RH, folha de pagamento, gestão de talentos e força de trabalho, além de programa de benefícios. O que antes era feito manualmente, despendia um grande espaço de tempo de recrutamento, integração, agendamento e amontoava pilhas de documentos impressos, hoje designa para cada funcionário um arquivo digital com toda essa compilação.

Um dos setores que mais se beneficia com essa transformação de mentalidade é o de RH. Com, por exemplo, formulários de vagas para preenchimento online com total segurança, o tempo de um candidato efetivamente na entrevista dura ¼ do que a média antes desses serviços, já que toda a parte burocrática pode ser feita por meio de um link enviado por e-mail.

Além disso, perguntas dos novos contratados são respondidas desde o início e eles são treinados sobre como acessar seu holerite, quadro de horários, programação e solicitação de folga – tudo feito pelo app.   

  1. Simplificar o agendamento

Ninguém tem saudades da época em que agendas tinham que ser montadas manualmente no Excel, fazendo os responsáveis gastarem duas a quatro horas por semana nessa tarefa. Com o surgimento de soluções online como o 7shifts, é possível resolver esse tipo de demanda em poucos cliques, de 5 a 10 minutos, com tarefas automatizadas e que até mesmo planejam a melhor sugestão de horário para os usuários.

Com tanta tecnologia disponível, gerentes têm mais tempo para investir em seus colaboradores, controlar a qualidade do produto e interagir com clientes e equipe. Da parte dos funcionários, eles mesmos podem encontrar alguém para preencher ou trocar de turno, caso tenham imprevistos na programação.

Definitivamente, plataformas de agendamento facilitam encontrar soluções, garantem menos no-shows, simplificam o tempo e colocam o colaborador no comando de uma robusta ferramenta de gestão.

  1. Remover as barreiras de comunicação

Um benefício de muitas soluções de gerenciamento de equipe é levar a comunicação para toda a empresa. Comunicar-se de várias localizações pode ser um desafio para qualquer marca. Pode ser ainda mais problemático quando a maioria dos funcionários não está conectada e ferramentas de comunicação desatualizadas são usadas.

Antes de adotar uma plataforma de comunicação baseada em app proprietário, normalmente as ferramentas de comunicação consistiam em e-mails e notas fixadas em quadros de avisos. Se levarmos em conta que cerca de 80% dos funcionários não têm um endereço eletrônico da empresa ou acesso a um computador, sem uma ferramenta como essa, apenas 25% da equipe consegue se atualizar sobre os acontecimentos.

Atualmente, vários apps promovem a comunicação entre gerentes e funcionários, equipes e proprietários. Pelo aplicativo, os gestores podem reconhecer colaboradores por um trabalho bem feito, equipes podem conversar sobre as atividades operacionais diárias, o RH pode sondar os indivíduos e a empresa pode compartilhar notícias e seus fluxos de mídia social, entre outras atividades.

  1. Formação gamificada de pessoal

Criar um jogo para reforçar a sua marca, gerar conhecimento do produto e a cultura da empresa poderia parecer brincadeira há alguns anos, mas a gamificação vem cada vez mais dando certo e ganhando abrangência.

A partir da criação de games semanais, funcionários jogam uma vez por dia e, ao final do período, o melhor pontuado recebe um prêmio. Toda segunda-feira o leaderboard redefine o jogo e o concurso recomeça. Essa vem sendo uma maneira das marcas, de forma rápida e casual, educarem os colaboradores sobre o conhecimento básico de suas atividades, sendo a gamificação um treinamento mais divertido e fácil de lembrar.

Quer se atualizar sobre as principais novidades do mercado? Então assine a newsletter da Equipotel!

Assine agora!