A gestão de hospitalidade é a carreira ideal para você?

0
51

Há algo mágico sobre um hotel bem gerido. Você entra em um lobby reluzente e é recebido por uma recepcionista sorridente. Entrega alguns detalhes pessoais e financeiros, em seguida recebe seu cartão-chave para o quarto, entra e se joga na cama, pede serviço de quarto, liga a TV e se prepara para uma noite relaxante.

Nem todo mundo tem o dom para hotelaria, mas existem poucas carreiras mais gratificantes do que uma que permita você fazer com que todos se sintam queridos, valorizados e apreciados. Mas, e você? Está é uma profissão que está pensando em entrar? É uma pessoa bastante interessada e tem a personalidade para isso? Ela se encaixa em sua vida? Conheça algumas questões determinantes para o sucesso abaixo.

O que é a gestão hotelaria?

Gestão hoteleira envolve supervisionar as tarefas administrativas de um hotel ou resort. Seu objetivo como um gerente de hospitalidade é acolher da melhor maneira possível as pessoas, fazendo com que os convidados se sintam em casa. De acordo com o Bureau of Labor Statistics, “gestores devem garantir que os hóspedes em viagem de férias ou negócios tenham uma experiência agradável em um hotel, motel ou outros tipos de estabelecimento com acomodações. Eles devem também se certificar de que tudo seja executado de forma eficiente e rentável”.

Que atividades diárias a gestão hoteleira envolve?

Como gerente de um hotel ou resort, você precisará supervisionar vários departamentos, como a recepção, limpeza, porteiros, restaurante, serviço de quarto, orçamento e finanças, manutenção, serviços de spa, conferências e amenidades para os hóspedes. É trabalho do gerente de hospitalidade organizar e integrar estes departamentos e quaisquer outros serviços oferecidos.

Qual a carga horária de um gerente de hospitalidade?

Certamente não é um emprego típico, afinal de contas, hotéis funcionam 24 horas por dia e os horários mais movimentados são à noite, quando a maioria dos convidados fazem check-in e pedem serviço de quarto. Como um gerente de hospitalidade, você trabalhará em horários diversos e muitas vezes precisará  ficar de plantão para lidar com situações que possam surgir. Pode ser estressante e não é o ideal se você está procurando um emprego com expediente tradicional.

O trabalho paga bem?

Seu salário vai depender de uma série de fatores. Você será pago mais para gerenciar um hotel em uma cidade do que em uma pousada no campo, por exemplo. Localização geográfica também importa, a gestão de um grande hotel no Espírito Santo não será tão lucrativa como a gestão de um de tamanho semelhante em São Paulo. Sua experiência é outra coisa que entra em jogo e ter uma licenciatura em gestão de hospitalidade pode dar-lhe uma vantagem, mas a falta de uma não o impede de garantir um bom salário.

A indústria hoteleira é crescente?

É fato: a área está em constante ascensão e deve ter um crescimento ainda maior até 2026, o que certamente irá gerar muita competição por empregos de alta gerência.

Que traços de personalidade são indispensáveis?

Mesmo que o pagamento esteja de acordo com que almeja e você possa manipular as horas trabalhadas, ser um gerente de hotel ainda não é a carreira certa para todos. Existem alguns traços específicos que você deve ter se busca sucesso na indústria, sendo os primordiais: motivação, poder de comunicação e determinação. Afinal, não há espaço para devaneios neste negócio, portanto, um bom gerente de hospitalidade deve ser rápido e decisivo.

Como me tornar um gerente?

Você está convencido que esta é a carreira para você? Então é hora de aprender ainda mais sobre a indústria e o que é preciso para se tornar um gerente de hotel. Vá atrás de novidades, cursos, estudos e recursos para ajudá-lo a escolher as ferramentas e o conjunto de habilidades que precisa para ter sucesso.