Como escrever um currículo de hospitalidade que chame atenção

0
198

Há muitos empregos disponíveis na indústria da hospitalidade, mas se você quer ser contratado pela empresa de sua escolha, precisará certificar-se de que seu currículo está à altura da tarefa. Veja alguns highlights para chamar atenção de futuros contratantes.

Resumo

A porta de entrada para o entrevistador ficar interessado no candidato é o resumé bem feito. Você não tem muito tempo e se não chamar a atenção dentro de seis segundos, as possibilidades são de seu currículo ir parar num canto qualquer. O resumo deve fornecer uma concisa contabilidade da sua experiência e basicamente o que você vai agregar à empresa. Mas, não se preocupe, você pode também escrever um currículo objetivo, projetado para mostrar que, embora inexperiente, é um apaixonado pela indústria de hospitalidade e disposto a aprender e trabalhar duro.

Descrevendo sua experiência

Se você tem grande experiência especificamente nesse metiê, use e abuse. Se não, pergunte-se: você tem alguma experiência voluntária que é relevante para a indústria da hospitalidade? Que tal trabalhos como caixa registradora ou diretamente com o público? Já foi empregado em um bar ou servindo mesas? Esses são pontos positivos a se abordar, pois podem ser úteis ao seu currículo de hospitalidade. “Listando e descrevendo essas experiências mostrará que, apesar de nenhuma atuação direta em hospitalidade, você tem algumas das mais importantes habilidades que estão procurando. Serviço ao cliente é crucial para o segmento, então se você tem experiência de trabalho com o público, esse pode ser um grande ativo”, aconselha o editor de uma publicação voltada para a indústria.

Seção de habilidades

Não é suficiente apenas listar suas habilidades aplicáveis, você precisa demonstrar-lhes exemplos do mundo real. Em vez de escrever “informática”, seja específico e diga “utilizando sistema informatizado de reservas com 98% de precisão” – quanto mais específico melhor. Só isso não dá ideia do seu potencial ao empregador, mas você tem uma chance de mostrar sua eficiência em um ambiente de trabalho. A seção de habilidades também é inestimável para certificar que você usa as palavras-chave corretas. Algumas boas para incluir são: contabilidade, resolução de conflitos, bilíngue, reservas de grupo, check-in, check-out, entre outras. Antes de incluir uma habilidade, pergunte a si mesmo como isso se encaixa com as necessidades do empregador.

Você deve incluir uma carta de apresentação?

Sim, você definitivamente deve incluir uma carta de apresentação, que não precisa ser longa, mas sim curta e o mais pessoal possível. Use-a para demonstrar que sabe o que eles estão procurando. Descubra quem irá receber e aborde-a pessoalmente. Compartilhe suas maiores realizações em hospitalidade e prove que pode fazer o trabalho melhor do que os outros candidatos. Finalmente, despeça-se com uma oferta, como “adoraria uma oportunidade de conversar mais sobre minha experiência de hospitalidade”.

 

Conteúdo Proprietário – Reed Exhibitions Alcantara Machado
Produção: A4&Holofote Comunicação