Há diversos tipos de tonel de madeira e termo “barril” é erroneamente usado como sinônimo de todos eles. Normalmente feito de carvalho branco, tonéis são usados, desde os tempos de Roma, como forma de armazenar e transportar coisas diversas, desde unhas até uísque.

O desenvolvimento de caixas de papelão, containers de metal, tambores de aço/plástico e a “paletização”, tornaram o tonel obsoleto como meio de armazenar para transporte, mas a capacidade do tonel de carvalho em melhorar o sabor do vinho, cerveja e bebidas destiladas é reconhecida e até hoje é usada, mais do que nunca.

Os tonéis são recipientes cilíndricos ocos, tradicionalmente construídos a partir de varas de madeira unidas por aros de ferro galvanizado ou madeira. Protuberantes no meio, sua forma permite que sejam facilmente transportados por uma pessoa rolando-o, mesmo quando totalmente cheio. A construção arredondada, tanto na largura quanto no comprimento, também torna os tonéis incrivelmente fortes, permitindo que sejam empilhados. Como todos os estudantes sabem, castelos têm bordas arredondadas, ao invés de quadradas, nas suas paredes, porque uma construção arredondada é mais resistente.

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions Alcantara Machado sobre o mercado. Para continuar lendo, visite o site Difford’s Guide com a matéria completa.