Como impulsionar o atendimento ao cliente sem aumentar os custos

Como impulsionar o atendimento ao cliente sem aumentar os custos

Conciliar qualidade com o caixa é o grande desafio dos administradores

A necessidade de diminuir os custos de uma empresa pode significar a queda de qualidade em determinado setor. CEO da Octadesk, startup especializada na gestão de relacionamento com clientes, Rodrigo Ricco observa que muitos administradores encontram dificuldades para conseguir conciliar esses dois fatores sem perder a força no atendimento ao cliente, essencial para o negócio.

“O que é gasto com o atendimento ao cliente não deve ser visto como custo, mas como investimento. Apesar disso, hoje temos muitas alternativas para melhorar a experiência do cliente com mudanças simples na cultura, que não necessariamente implicam em gastos”, diz.

Para manter o atendimento ao cliente da companhia em bom funcionamento, Ricco listou algumas dicas para que a empresa consiga se adaptar à realidade financeira do momento, sem perder a eficiência no trabalho.

1- Mais opções de atendimento:

O uso da tecnologia é indispensável nos dias de hoje, então, para facilitar o contato com seu cliente, além de um software de gestão atualizado, é necessário existir diversos canais de comunicação, como:

  • Redes Sociais
  • Chats
  • E-mails
  • Aplicativos

2- Equipe bem treinada:

É importante que a equipe seja muito bem treinada para realizar um atendimento sólido e cativante. Os funcionários devem estar aptos a recolher informações e não deixar boas oportunidades de venda passarem.

3- Repense o processo:

Padronizar o serviço e salvar as informações do cliente pode, além de facilitar o atendimento, reduzir etapas e encurtar as decisões gerenciais para tornar todo o processo mais simples e efetivo.

4- Integração entre áreas:

A ideia de integrar alguns setores da empresa pode melhorar e facilitar o trabalho de atendimento ao cliente. As áreas de marketing e venda, por exemplo, podem ajudar a ter uma visão mais clara do perfil dos consumidores, assim como a publicidade da empresa pode ser ajudado para criar ações. Sendo assim, vale a pena pesquisar e ver quais domínios pode se integrar.

5- Cliente em destaque:

Entenda melhor seu cliente e procure sempre resolver seus problemas da melhor maneira possível. Ter um atendimento humanizado e sempre deixar o consumidor informado de suas ações referentes a todas as etapas do seu contato com a empresa é essencial para a relação de confiança entre companhia e comprador.

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions Alcantara Machado sobre o mercado. Para continuar lendo, visite Novo Varejo com a matéria completa.

Facebook Comments

Deixar uma resposta