O Osciloscópio na oficina mecânica, você conhece todas funções desse importante equipamento?

O Osciloscópio na oficina mecânica, você conhece todas funções desse importante equipamento?

Já há alguns anos os diagnósticos de defeitos não podem mais ser feitos pelo “barulho”, mas sim com equipamentos precisos de medição, como o osciloscópio. Saiba porque ele é indispensável na oficina moderna!

A indústria automotiva atual é extremamente dinâmica. Todos os dias existem novidades! O uso de mais de um módulo eletrônico está presente hoje até nos veículos mais simples. Assim, a demanda por conhecimentos em eletrônica na área automotiva tem sido cada dia maior.

Infelizmente, em nosso país ainda há falta de mão de obra qualificada na área da eletrônica embarcada. Para entender o funcionamento do automóvel não basta apenas o conhecimento de mecânica. É preciso conhecer a eletricidade básica e a partir dela os fundamentos da eletrônica aplicada no veículo. Faz-se necessário também o uso de equipamentos de medição precisos como o Multímetro e o Osciloscópio para realizar testes em sensores, atuadores e no Módulo de controle do motor.

Equipamentos essenciais para o mecânico atual

Existem muitos equipamentos para executar testes em sensores, atuadores e analisar estes sinais dentro da unidade de comando do motor (ECU). Porém podemos citar como ferramentas precisas e essenciais o Multímetro e o Osciloscópio.

 

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions Alcantara Machado sobre o mercado. Para continuar lendo, visite o site Oficina Brasil para ver a matéria completa.

Facebook Comments

Deixar uma resposta